IV OPEN MINAS


Mais de 100 universitários de todo o Brasil estarão em BH neste fim de semana para competirem no IV Open Minas Torneio de Debates. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Debates (IBD), o evento vai desafiar os estudantes a se pronunciarem sobre temas como minorias no Oscar, transparência no Judiciário e a guerra no Síria. Os estudantes não escolhem a posição no debate: um sorteio define quais falam a favor e contra sobre as propostas em cada tema. Portanto, eles devem estar preparados para defenderam as teses de ambos os lados.

Com 64 duplas inscritas, esta edição do Open Minas é o maior torneio de debates já realizado no Brasil. Os estudantes vão ocupar 16 salas de aula da Faculdade Promove, que recebe o evento este ano. O crescimento do evento reflete a demanda por debates entre os universitários brasileiros. Cada vez mais faculdades em todo o país criam e fazem crescer sociedades de debates, nas quais os estudantes praticam debates e estudam retórica e argumentos. "As sociedades e torneios de debates são o único lugar hoje nas universidades em que estudantes de diferentes posições políticas se reúnem no mesmo lugar e falam a mesma língua", conta Bernardo Rabelo, presidente do Instituto Brasileiro de Debates.

O desempenho das duplas participantes é avaliado por juízes orientados pela equipe do evento. As melhores duplas se classificam para a fase eliminatória, e as quatro melhores duplas vão debater na Câmara de Vereadores de BH, na tarde de domingo (10).

O Open Minas é também considerado uma prévia do Campeonato Brasileiro de Debates, cuja 5ª edição será realizada em setembro em Brasília, com a participação de quase 200 competidores.


Mecânica do Torneio

Estudantes universitários de todo o Brasil se inscreveram para o evento e competem em duplas. Todas as 64 duplas participarão de 3 debates no sábado (9). No domingo (10) começa o mata-mata, com as duplas participando de quartas-de-final, uma semifinal e então o debate final a partir das 16h, na Câmara de Vereadores.


IV OPEN MINAS

9 e 10 de junho (sábado e domingo)
Faculdade Promove (Av. João Pinheiro, 164 - Lourdes)
Debate final na Câmara Municipal no domingo (10) a partir de 16h


TEMAS:
Minorias no Oscar
Transparência do Judiciário
Intervenção na Síria
Redes Sociais
Docência no Brasil
Tema-surpresa!


Contato para a imprensa: Cedê Silva (31) 9 9909 1776 | cede.silva@gmail.com



CAMPEONATOS

Comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados